O QUE FAZEMOS

A Asperbras atua na pesquisa e exploração mineral desenvolvendo projetos para indústria e governo com equipamentos de alta tecnologia e uma equipe de profissionais altamente capacitados. O nosso compromisso é levar aos clientes e parceiros, nacionais e internacionais, as melhores práticas da tecnologia geográfica, atendendo especialmente os segmentos de mineração, petróleo e gás. A Asperbras cuida de todo o planejamento logístico, administração, mobilização de recursos tecnológicos científicos de última geração, aquisição e processamento de dados e controle de qualidade. Nossos profissionais gerenciam e executam projetos focando a geração de valor de ativos minerais como ferro, ouro, diamante e cobre.

PROJETO CONGO–BRAZZAVILLE

Em 2011 o Grupo Asperbras iniciou o Programa de levantamento aerogeofísico e mapeamento geológico em todo o território do Congo, na África. O grupo entregou ao governo do Congo-Brazzaville o mapeamento integral do solo do país realizado pelos mais modernos equipamentos aerogeofísico e operados por profissionais geólogos do Grupo que apontaram as riquezas minerais das quais o país africano tem. O programa possui uma equipe formada por geólogos especialistas, técnicos em mineração, pilotos e especialistas em logística que trabalham na avaliação e mapeamento completo do país na área de mineração. Além de aeronaves e equipamentos de alta tecnologia, os profissionais contam com um laboratório geoquímico para análise de dados.

PROJETO BAHIA-BRASIL

O Projeto Icozeira, no norte da Bahia, é o primeiro projeto de pesquisa mineral a ser realizado pelo Grupo Asperbras no Brasil com a utilização de métodos e tecnologias inovadoras que auxiliam na descoberta de jazidas. O Projeto Icozeira abrange uma área de aproximadamente 600 km2 e possui 32 processos de registros no DPNM. O projeto está em fase de finalização de estudos através de métodos indiretos (geofísica), geoquímica e diretos, como mapeamento de campo e execução desondagem. O resultado atual é o surgimento de uma mina poli metálica, destacando-se os minerais Ferro, Cromo, Níquel e Quartzo de alta pureza. Todas as licenças ambientais e autorizações necessárias estão sendo obtidas para a continuidade dos trabalhos, confirmando o compromisso e a seriedade do Grupo Asperbras.

AEROGEOFÍSICA

Para realizar o aerolevantamento geofísico a Asperbras conta com uma moderna frota de aeronaves Grand Caravan, totalmente equipada, e uma equipe de profissionais altamente capacitados. Equipamentos de magnetometria, gamaespectrometria ou um gravímetro que ajudam na pesquisa para o levantamento e mapeamento de áreas com potencial para mineração, exploração de petróleo e gás.

Método Magnético – A aeromagnetometria é um dos métodos mais utilizados na pesquisa geofísica com a capacidade de detectar zonas com potencial para mineração, em especial Ferro, é utilizada também em mapeamentos de grandes estruturas geológicas e aliado com outros métodos, como a sísmica, auxilia na redução dos riscos na exploração de hidrocarbonetos. O método magnetométrico utiliza equipamentos de alta sensibilidade e precisão que medem o magnetismo gerado no interior da Terra, fornecendo informações relacionadas ao contraste de magnetização entre estruturas com propriedades magnéticas diferentes presentes em superfície e em subsuperfícies.

Método Gamaespectrométrico – A aerogamaespectrometria possibilita mapeamentos regionais rápidos e eficientes fornecendo informações adicionais a mapas geológicos, são capazes relatar a presença de urânio diretamente ocasionando descoberta de novas jazidas e auxilia na localização de depósitos minerais relacionados a alterações hidrotermais.

Método Gravimétrico – O estudo geofísico regional com o emprego da gravimetria é muito importante na localização de bacias sedimentares, de áreas com potencial aquífero e na busca de hidrocarbonetos por que é capaz de cobrir grandes áreas em pouco tempo para seleção de alvos acelerando assim o sistema de pesquisa. O método de medição gravimétrico se baseia no estudo das variações da aceleração da gravidade sobre a superfície terrestre que são causadas pelas diferenças de densidade de rochas.

Processamento dos dados, confecção dos mapas, relatórios e interpretação dos dados geofísicos – O Processamento de Dados é feito por Geofísicos experientes que são responsáveis pela análise dos dados e confecção de produtos finais, tais como relatórios e mapas.

PESQUISA MINERAL

Asperbras executa projetos que tem como objetivo principal a geração de ativos minerais. As atividades consistem na avaliação do potencial geológico de uma área, localização de ocorrências minerais, definição dos recursos e dos limites de uma jazida mineral.
– Prospecção Mineral
– Reconhecimento Geológico
– Coleta de amostras de Rocha
– Levantamento Geoquímico
– Geoquímica de Solo
– Geoquímica de Sedimento de Corrente
– Concentrado de Bateia
– Levantamento de Geofísica Terrestre
– Sondagem
– Desenvolvimento de SIG – Sistema de Informações Geográficas – O SIG é um sistema operacional desenvolvido para captura, armazenamento, consulta e análise de dados geográficos. Consiste na compilação e centralização de todas as informações espaciais do projeto, para a elaboração da cartografia e análises multitemporais.

Imagens

  • Geologia e Mineração - ASPERBRAS
  • Geologia e Mineração - ASPERBRAS
  • Geologia e Mineração - ASPERBRAS
  • Geologia e Mineração - ASPERBRAS
  • Geologia e Mineração - ASPERBRAS
  • Geologia e Mineração - ASPERBRAS
  • Geologia e Mineração - ASPERBRAS
  • Geologia e Mineração - ASPERBRAS
  • Geologia e Mineração - ASPERBRAS
  • Geologia e Mineração - ASPERBRAS

Contato

UNIDADE SÃO PAULO – BRASIL
Av. Juscelino Kubitschek, 1400
7º andar Itaim Bibi – São Paulo – SP

CEP: 04543-000
Brasil
Tel. +55 11 3555-4000
Fax. +55 11 3555-4001